domingo, 20 de outubro de 2013

Muro de poesias criado pelos alunos do 1ºL (turma 2013)


Este projeto retoma o conteúdo abordado nas disciplinas de Sociologia e Geografia durante o primeiro semestre com as turmas de primeiros anos do Ensino Médio, cujo tema foi “Identidade Urbana”.
 No que se refere ao tema, muito se tem discutido atualmente sobre o imaginário urbano, a partir da análise da produção artística na literatura, cinema, teatro, música. A análise desses tipos de representação, do que pensam os autores/diretores/poetas nos permite entender um pouco mais sobre as questões urbanas, encontros e desencontros, alegrias e tristezas, cotidianos, real e idealizado, que ocorrem nas cidades. Contudo, importante se faz também a busca da ideologia, da identidade, daqueles que ouvem, assistem e consomem essas representações.
 A cidade é percebida como o lugar da correria, do trânsito, das amizades superficiais, da competição pelo sucesso. Na cidade o que importa é o trabalho, as indústrias, e a qualidade de vida está atrelada à posse de mercadorias, onde o ter é mais valorizado que o ser, ou seja, que a essência da natureza humana.
O processo de globalização, de desenvolvimento tecnológico e as diversidades culturais são característicos da metrópole, a correria está a bordo dos modernos carros, que trafegam em ruas planejadas, numeradas e/ou nomeadas. Não há tempo para reflexões, para a expressão de sentimentos. As pessoas se amontoam em prédios e mal se falam quando se encontram nos apertados elevadores.
Os locais urbanos oferecem também mais oportunidades de lazer que o campo, com festas, agitações, bares, cinema, teatros e shows. 
Notamos ainda, nas entrelinhas, as desigualdades sociais, a vida agitada, efêmera e muitas vezes sem significado, o jogo das aparências. Então, encontramos a terceira ponta, que transforma nosso binômio em triângulo – ideologia, poesia, identidade.
 Por meio de registros visíveis ou não, pequenos sinais de cada espaço urbano e de cada indivíduo são deixados com o tempo. Cabe a cada um de nós educarmos o olhar e nos sensibilizarmos com essas marcas identificadoras.

PARABÉNS aos alunos do 1ºL que se dedicaram de corpo e alma ao projeto, não medindo esforços para que o trabalho se tornasse realidade!!!!