Na construção do trabalho
escolar o autor deve estar atento para a necessidade de planejá-lo e
organizá-lo com base em uma estrutura lógica de pensamento e apresentação.
Todo trabalho científico
deve ter começo, meio e fim, formando um todo coerente, evolutivo e conclusivo,
que se expressa através da seguinte estrutura (e nesta ordem):
• Introdução
•
Desenvolvimento
• Conclusão
• Bibliografia
INTRODUÇÃO
É uma apresentação, uma
visão objetiva e panorâmica do que o leitor encontrará no texto.
A introdução encaminha o
leitor para o desenvolvimento do texto, atuando como uma espécie de “roteiro”.
Deve
ser sintética e escrita de forma clara, breve e simples.
DESENVOLVIMENTO
É o corpo do trabalho,
que tem por objetivo expor os resultados da pesquisa desenvolvida.
É a parte mais longa do
texto, em que ideias, conceitos, informações de que se dispõe serão
desenvolvidos de forma organizada e criteriosa.
Pode ser subdividido em tópicos ou subtítulos.
CONCLUSÃO
É o encerramento do
trabalho, ou seja, a parte final do texto, resumindo tudo aquilo que já foi
dito. É interessante fazer uma síntese de todo o conhecimento, e a partir dela
retirar as suas conclusões finais.
Síntese é um resumo
composto pelas ideias centrais de determinado texto ou assunto.
BIBLIOGRAFIA
Também chamada
Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as publicações
(livros, revistas, Jornais, sites, etc.), que foram consultadas e das quais se
retirou alguma coisa para elaboração do trabalho escolar. É ordenada alfabeticamente por autores.
a)
Livro: Quando a obra consultada for livro ele deve constar na Bibliografia da
seguinte forma:
Sobrenome
do autor escrito em letras maiúsculas, vírgula, primeiro nome do autor (e os
demais nomes) escrito com inicial maiúscula, ponto, nome da obra com inicial
maiúscula e em itálico ou sublinhado, ponto, número da edição (se for a
primeira edição, não precisa citar), ponto, local da editora, dois pontos, nome
da editora, vírgula, ano de publicação, ponto, número de páginas da obra, ponto.
Exemplos:
- Um autor:
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
- Dois autores:
b)
Internet: colocar o endereço eletrônico (www...) dos sites que você visitou e a
data de acesso.
c)
Enciclopédia: Enciclopédia Delta. Volume 13. São Paulo, Editora Delta, 1995,
página 543.
d)
Revista ou jornal: Quando a publicação consultada for revista ou jornal: REVISTA
VEJA. Nº 52, 23 de maio de 1996. Editora Abril, São Paulo. Páginas 23 a 25.
CAPA*
- Cabeçalho no
alto da página, incluindo o nome da escola.
- Título/tema
do trabalho e subtítulo, se houver, logo abaixo, centralizado.
- Nome completo
do(s) aluno(s), número(s) e série em ordem alfabética - abaixo do tema, à direita.
- Logo abaixo à
direita, a disciplina e o nome do professor(a).
- Cidade e ano:
embaixo (no rodapé), centralizado
* Ver modelo de
capa disponível no blog.
FORMATAÇÃO DO TRABALHO
Os trabalhos
poderão ser digitados ou escritos manualmente (manuscritos), de acordo com a
orientação do professor.
Orientações para os trabalhos
manuscritos:
- Devem ser
feitos à caneta azul ou preta, com letra legível e sem rasuras.
-
Preferencialmente usar papel almaço pautado.
- Não deve ser
utilizada folha arrancada do caderno.
Orientações para os trabalhos digitados:
- Papel:
branco, tamanho A4.
- Tamanho
da letra (fonte): 12.
- Fontes: Times New Roman ou Arial
- Nos
títulos: letras todas maiúsculas, tamanho da fonte: 12 ou 14.
- Espaçamento
entre linhas: 1,5.
- Se
o trabalho tiver mais de 3 páginas, as páginas serão numeradas, em algarismo
arábico. Os números começam a ser indicados a partir da Introdução, contudo, a
contagem do número de páginas inicia-se a partir da capa, sendo omitidos os
seus números.
- Margem
esquerda e direita: 3 cm.
- Não
usar borda nas margens em nenhuma página, nem mesmo na capa.
-Se
for o caso de incluir ilustrações, somente utilizar figuras ou gravuras que
correspondam ao texto.
- Grampear
o trabalho do lado esquerdo.