PROPOSTA DE SEMINÁRIOS - CONTOS E CRÔNICAS
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Cada componente do grupo deverá ler um conto e uma crônica
indicados pela professora. Na data previamente marcada, o seminário será
apresentado para os colegas e a professora com os seguintes itens:
- Introdução do que será apresentado - mencionar nome dos textos lidos, breve biografia do autor e recontar* para a sala o conto e a crônica. Diferenciar conto e crônica.
- Destacar os principais elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, foco narrativo e o enredo (*ao recontar o conto e a crônica – destacar onde começa e termina as partes que formam o enredo: a apresentação, desenvolvimento do conflito, clímax e desfecho)
- Fazer uma análise crítica, pontuando o tema e a reflexão sugerida (crônica) do texto (conto e crônica).
- Entregar uma cópia do material apresentado para a professora.
Orientações para a entrega da cópia do Seminário
- Capa (ver modelo disponível no blog);
- Pode ser digitado;
- Se manuscrito, utilizar caneta azul ou preta em folha de almaço;
- Referências bibliográficas.
Textos indicados – Contos
·
O homem cabeça de papelão, João do Rio
·
O arquivo, Victor Galdisse
·
Dentro da noite, João do Rio
·
Seminário dos ratos, Lygia Fagundes Telles
·
Gaetaninho, Antônio Alcântara Machado
·
Nova Califórnia, Lima Barreto
·
Missa do Galo, Machado de Assis
·
Primeiro de Maio, Mário de Andrade
Textos indicados – Crônicas
·
O estranho procedimento de dona Dolores –
Luís Fernando Veríssimo
·
Aprenda a chamar a polícia - Luís Fernando
Veríssimo
·
Soluções Radicais – João Ubaldo Ribeiro
·
Bilhete a um candidato – Rubem Braga
·
O melhor amigo – Fernando Sabino
·
O homem nu – Fernando Sabino
·
Meu reino por um pente – Paulo Mendes Campos
·
A primeira mulher do Nunes – Rubem Braga
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Postura
Apresentação individual
Apresentação do grupo
Clareza de linguagem e domínio do conteúdo
Criatividade e organização na apresentação
Integridade e responsabilidade com o grupo
Análise do material apresentado
* Datas das apresentações a serem definidas pela professora.