terça-feira, 16 de agosto de 2016

3ºs anos: Trabalho do 3º bimestre/2016



LEITURA E ANÁLISE DE MAYOMBE, PEPETELA

“Passamos de um período em que nossos heróis acabam sempre mortos (...) para um outro tempo em que os heróis já nem sequer nascem. Estamos aguardando pelo renovar de um estado de paixão que já experimentamos, esperamos pelo reacender do amor entre a escrita e a nação enquanto casa feita para sonhar. O que queremos e sonhamos é uma pátria e um continente que já não precisem de heróis” (MIA COUTO. Pensatempos).


Mayombe, embora seja um romance escrito em português, é uma obra estrangeira, que fala de outro país, Angola, e de outra cultura, diferente da nossa. 

Publicado originalmente em 1980, o romance 'Mayombe' foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas. Mayombe se propõe a abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização.

Após a leitura da obra, façam o resumo do enredo e a análise das seguintes questões:


a) Apresentação do contexto histórico
Façam uma pesquisa sobre o processo de independência das colônias portuguesas, bem como dados sobre a independência de Angola.
b) Apresentação do contexto geográfico
Apresentem os países vizinhos, a fronteira leste de Angola e a floresta Mayombe, visualizando dessa forma os espaços (cidades) do romance de Pepetela.
c) A questão do Tribalismo
Identifiquem as rivalidades constantes entre os diferentes grupos étnicos angolanos.
d) Análise dos personagens principais.
Identifiquem os personagens principais e caracterize-os psicologicamente, apresentando a importância dos mesmos dentro da obra.
e) Paralelo entre Angola e Brasil
Tracem um paralelo sobre o momento político aqui no Brasil – a luta pela volta da democracia e o momento político de Angola – processo de libertação.
f) Angola hoje
A partir da leitura do romance e de toda a informação obtida a respeito do país e da sua luta pela independência, façam uma pesquisa sobre o que aconteceu a Angola no pós-independência.
g) O autor – vida e importância
Apresentem a biografia e as principais obras do autor.

ORIENTAÇÕES 

- Em grupo de no máximo 4 pessoas;
- Digitado (ou manuscrito no papel almaço, à caneta azul ou preta);
- Capa obrigatória (ver modelo padrão no blog);
- Entrega até 16/setembro/2016

MATERIAL DE APOIO